Lubrificantes Castrol Classic Oils

Castrol Classic Oils

Lubrificantes Castrol Classic Oils

Os veículos de gerações mais antigas são uma fonte inesgotável de paixão pela história, pelo design e pelo prazer de condução que nos podem proporcionar. Assegurar que estes veículos podem usufruir dos produtos adequados a uma manutenção que os preserve e que permita que possam continuar a ser utilizados na sua plenitude, é um dos objectivos da Castrol.

A escolha do lubrificante certo para o motor ou transmissão do seu veículo veterano, vintage ou clássico é essencial para garantir as condições de desempenho ideais e a máxima proteção contra o desgaste.

Para facilitar esta decisão, a Castrol produz uma variedade de famosos tipos de lubrificantes Classic, com as especificações e viscosidades correctas, conforme recomendado originalmente pelos fabricantes dos veículos, mas utilizando agora as mais recentes tecnologias – quando apropriado – e fórmulas com níveis moderados de detergência, para proteger eficazmente o seu veículo veterano, vintage ou clássico.

Historicamente, muitos fabricantes de motores recomendam a marca Castrol nos seus manuais originais dos veículos e os proprietários actuais podem agora seguir essas recomendações originais.

As recomendações de lubrificantes Castrol para veículos veteranos, vintage e clássicos datam do início do século passado.

Por que devem utilizar lubrificantes clássicos?

Os lubrificantes indicados para os veículos modernos são substancialmente diferentes dos adequados para veículos mais antigos. Os óleos para motores modernos obedecem às mais recentes especificações ACEA, API e dos Construtores, tendo que lidar com requisitos de economia de combustível, intervalos prolongados entre mudas e compatibilidade com os sistemas de pós-tratamento de gases de escape. Os lubrificantes mais recentes são, pois, desenvolvidos especificamente para as necessidades dos motores modernos.

Um motor de veículo clássico, tem características diferentes de um motor moderno com vedantes de materiais mais simples, bombas de óleo de baixa pressão accionadas por engrenagem, canais de lubrificação maiores com maior dependência da lubrificação por salpico e adesão, regimes de rotação mais baixos com folgas maiores entre as suas peças móveis. Um projecto de motor tão diferente pode exigir um lubrificante totalmente distinto, e a linha de lubrificantes Castrol Classic oferece as formulações adequadas ao modo de funcionamento dos motores mais antigos.

Um nível baixo de detergência no óleo pode permitir a adesão de gomas e lacas nos componentes mais quentes do motor e o bloqueio dos canais de lubrificação – mas um nível de detergência excessivo pode causar a acumulação de cinzas metálicas nas câmaras de combustão e nas coroas dos êmbolos. Nos motores mais antigos, onde se verifica um nível de consumo de óleo tradicionalmente alto, isto pode causar detonação e abrasão do metal.

Nos motores mais antigos, onde os resíduos carbonosos se acumulam ao longo de muitos anos, os aditivos detergentes podem ter um efeito de limpeza, causando a descamação do carbono, bloqueando os canais de lubrificação e tubagens de injecção de óleo. Altos níveis de detergência também podem “lavar” depósitos carbonosos em juntas e vedantes, pondo a descoberto fugas de óleo devidas a desgaste, onde os próprios resíduos carbonosos estão a criar uma espécie de vedação.

Com um nível anti-oxidante insuficiente, o lubrificante pode rapidamente tornar-se espesso por oxidação a elevadas temperaturas, com formação de grandes quantidades de resíduos carbonosos, gomas e vernizes, que obstruem canais de lubrificação, filtros e anéis de êmbolos.

Os aditivos anti-desgaste são adicionados para garantir que, se a película de óleo entre as partes móveis se quebrar prematuramente, se evita o contacto metal-metal entre as peças móveis, com danos irreparáveis ​​no motor.

As partes internas do motor podem ficar corroídas por corrosão e ferrugem dos ácidos e do vapor de água formados durante a combustão. Com os aditivos inibidores de corrosão adequados, os componentes ficam bem protegidos.

Os aditivos dispersantes específicos evitam que a fuligem, os metais de desgaste e os subprodutos da combustão se agreguem e depositem no cárter e em outras áreas do motor, formando uma lama espessa que pode bloquear os filtros e os canais de lubrificação.

Se não existir um depressor do ponto de fluidez adequado, o lubrificante deixará de fluir a baixas temperaturas, provocando uma pressão excessiva na bomba de óleo e, em certos casos, a falta de óleo no arranque do motor, causando a falha completa do sistema de lubrificação.

Os óleos clássicos Castrol são especialmente formulados com a mesma filosofia dos produtos originais, mas utilizando a tecnologia de aditivos mais apropriada e cuidadosamente equilibrada para fornecer a melhor protecção e desempenho aos motores e transmissões dos veículos clássicos.

Os lubrificantes da gama Castrol Classic são, pois, produzidos com os graus de viscosidade originais, utilizando formulações com moderados níveis de detergência e conteúdos optimizados de aditivos antidesgaste, para a máxima proteção contra o desgaste do motor. A gama abrange veículos com motor de combustão interna veteranos, vintage e clássicos, fabricados desde o início do século passado até muitos modelos produzidos em meados da década de 80. Para se assegurar que utiliza o lubrificante adequado ao seu automóvel, basta seguir as indicações do respectivo manual do fabricante do veículo e selecioná-lo de acordo com o lubrificante da gama Castrol Classic correspondente.

O presente artigo foi elaborado pela Gestlub e é propriedade da mesma.

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